top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

AROM alerta sobre prazo para envio de dados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos



A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reforça o alerta dado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) que orienta aos gestores locais para que não deixem de fazer a comunicação de dados junto ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). A sinalização por parte da entidade é, principalmente, para que não haja suspensão das transferências constitucionais e tão pouco o condicionamento das transferências.


A entidade municipalista pede que os Municípios se atentem para o prazo final para envio e homologação dos dados, que se encerra no próximo dia 2 de março. Além disso, o prazo de bloqueio das transferências constitucionais, legais e voluntárias é encerrado um dia depois, ou seja, em 3 de março.


O Siops é um sistema informatizado, de alimentação obrigatória e acesso público, operacionalizado pelo Ministério da Saúde, instituído para coleta, recuperação, processamento, armazenamento, organização e disponibilização de informações referentes às receitas totais e às despesas com saúde das três esferas de governo (Municipal, Estadual e Federal).


Por meio do Siops é feito o acompanhamento e o monitoramento dos valores aplicados pelos Entes federados em ações e serviços públicos de saúde, a fim de verificar a aplicação mínima de recursos conforme Lei Complementar 141/2012, sem prejuízo às atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Conta.


Os dados deveriam ter sido transmitidos para o Ministério da Saúde via Siops até 30 de janeiro de 2023, porém em consulta realizada pela CNM, à situação de entrega dos Municípios, por meio do sistema, na data de 31 de janeiro, a Confederação verificou que 5.315 Municípios deixaram de homologar os dados, sendo notificados automaticamente pelo Siops sobre o prazo final para envio e homologação dos dados.


Para mais informações, o gestor pode entrar em contato com a Coordenação do Siops por meio dos telefones (61) 3315-3173/3172/2901/2823, ou ainda, no endereço eletrônico siops@saude.gov.br.

Assessoria AROM

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page