top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Embrapa destaca inovações tecnológicas na 11ª edição da Rondônia Rural Show



A Embrapa marcará presença na décima primeira edição da Rondônia Rural Show, um evento que impulsiona o agronegócio brasileiro e acontecerá no período de 20 a 25 de maio. A Embrapa Rondônia preparou uma Vitrine Tecnológica com cultivares, produtos, técnicas, práticas de manejo, além de aplicativos desenvolvidos pela instituição. O evento é gratuito e será realizado no Centro Tecnológico Vandeci Rack, Rodovia BR 364, km 333, município de Ji-Paraná - RO. 


Este ano o público poderá acompanhar a Vitrine Tecnológica da Embrapa com mais de 50 cultivares de soja, arroz, feijão-caupi, gergelim, milho, sorgo, forrageiras, café, banana, açaí, mandioca, entre outras. Também serão apresentados aplicativos desenvolvidos pela Embrapa, como o TecAmazônia, que auxiliará na escolha de cultivos e na indicação de práticas sustentáveis. Além disso, também divulgará o resultado preliminar do projeto “CarbCafé – RO”, destinado a quantificar o carbono depositado na plantação de café em Rondônia, a fim de comprovar a sustentabilidade da atividade e oportunizar novos mercados para o setor. Outra iniciativa importante é o lançamento da Coleção Mulheres Rurais no Brasil, que destaca o papel das mulheres na agricultura e na pecuária, apresentando dados, perfis e desafios enfrentados por elas. 


Em parceria com as empresas Ikeda e NOOA, será apresentada a semeadora/adubadora adaptável para motocicletas, tratores e barras de pulverização. E o Auras uma tecnologia de bioativo originário da Caatinga que induz aumento da planta e sua resistência a estresse.

 

TecAmazônia 


Agricultura da Amazônia é o tema da feira. Quando se fala nesse bioma, sustentabilidade é fundamental. A Embrapa desenvolve aplicativos que facilitam a tomada de decisão na propriedade rural e que permitem aumentar a eficiência produtiva. 


Nesse sentido, o aplicativo TecAmazônia lista uma série de cultivares, práticas agropecuárias, processos agroindustriais, metodologias, entre outros tipos. As buscas podem ser feitas por produto (mandioca, milho, açaí, leite, aves, dentre outros) ou por localização. Esta pode ser selecionada a partir de uma lista dos municípios do bioma ou com o uso do GPS do smartphone. O aplicativo mostra onde encontrar e dá acesso a materiais de apoio (publicações, vídeos, áudios) sobre cada tecnologia.

 

Carbcafé - RO


Durante a feira serão apresentados os resultados preliminares do projeto “CarbCafé - RO”, estudo coordenado pela Embrapa que visa medir a quantidade de carbono estocado nas plantações e no solo das áreas de cultivo de café em Rondônia. Atualmente ausentes na literatura científica, os dados de carbono sequestrado pela cafeicultura rondoniense podem comprovar a sustentabilidade do cultivo local e abrir portas de novos mercados para o produto, além de possibilitar ao agricultor o acesso a programas de pagamentos e a mais investimentos.

 

Mulheres na Pécuária 


A Embrapa lançou a Coleção Mulheres Rurais no Brasil, contextualizando a participação das mulheres na agricultura, como extrativistas, trabalhadoras e dirigentes de estabelecimentos rurais nas diferentes regiões do País, e mostrando seu envolvimento nas diferentes etapas do processo de produção, assim como na representação e liderança de organizações do setor. Mesmo diante da multiplicidade de papeis assumidos nos estabelecimentos, a participação feminina passa quase despercebida.


Em Mulheres na Pecuária, um dos livros da coleção, são apresentados dados, informações, perfis e desafios no gerenciamento de suas atividades no campo. A publicação é coordenada pela Embrapa Pecuária Sudeste, sendo escrita por vários pesquisadores e pesquisadoras de diferentes centros de pesquisa com atuação em pecuária no país, incluindo a Embrapa Rondônia.

 

Tecnologias do agro


Desenvolvidas em parceria com a Ikeda, serão apresentadas semeadoras e adubadoras adaptáveis para motocicletas, tratores e barras de pulverização.  Os dispositivos possibilitam a distribuição a lanço de sementes, fertilizantes e corretivos de solo. São extremamente interessantes, pois podem atender desde pequenas até grandes áreas.


Fruto da parceria Embrapa e NOOA, o AURAS® é uma tecnologia inovadora de bioativo originário da Caatinga. Proporciona maior segurança no ambiente de produção ao reduzir os efeitos dos estresses nas plantas, possibilitando a expressão do potencial das lavouras. AURAS® otimiza o uso da água pela planta; possibilita maior proteção do potencial produtivo e mitiga os efeitos de estresses hídricos e térmicos.

 

Oficinas e Palestra tecnológicas


Durante o evento, a Embrapa oferecerá uma variedade de oficinas tecnológicas, aberta a todos, as inscrições serão no local, no Espaço de Inovação, além de práticas de campo. A chefe de Transferência de Tecnologia, Lucilene Dantas ressalta a importância da integração entre o conhecimento teórico e prático que serão apresentados, “A forma que achamos mais adequada para esse ano foi ter o espaço de inovação onde acontecerão as oficinas e que se integra a parte prática na nossa vitrine viva. Materializar a tecnologia é essencial para que as pessoas absorvam melhor o conhecimento e dessa forma consigamos formar multiplicadores”, conclui ela. 


A programação para o dia 21, terça-feira, será dividida em duas atividades: às 10 horas, oficina sobre o Impacto das Boas Práticas na Qualidade do Leite, ministrada por Juliana Dias; e às 14 horas,  oficina sobre Fermentação Autoinduzida e Qualidade do Café Robusta Amazônico com Enrique Alves.


No dia 22/05, quarta-feira às 10 horas, será realizada oficina sobre Qualidade e Degustação da Castanha-da-Amazônia com a Lúcia Wadt, seguida, às 14 horas, pela oficina de Implantação de Áreas de Amendoim Forrageiro, ministrada por Paulo Moreira e Daniel Lambertucci . Às 15 horas, está agendada a oficina de Consórcio BRS Integra x Milho Safrinha, com Paulo Moreira e Daniel Lambertucci. 


Para o dia 23/05, quinta-feira, está prevista uma oficina às 10 horas sobre Controle Alternativo da Sigatoka-Negra da Bananeira com José Nilton, e às 14 horas, inicia-se a oficina de Fermentação Autoinduzida e Qualidade do Café Robusta Amazônico com João Maria.


Finalmente, no dia 24, sexta-feira, as oficinas encerram-se com uma atividade sobre Características de Qualidade e Degustação de Mandioca às 10h com Rogério Corrêa, seguida, às 14h, pela oficina de Poda de Renovação do Cafeeiro com João Maria.

Ainda teremos uma palestra ministrada por Breno de Assunção, analista na Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa. Com o tema “Embrapa: HUB de inovação no agro”, pretende abordar as oportunidades de inovação no agro, tecnologias que impactarão o mercado nos próximos anos e como a Embrapa está atuando junto ao ecossistema de inovação para resolver problemas das diversas cadeias agropecuárias.

 

Parceiros


A participação da Embrapa na Rondônia Rural Show é uma ação institucional e envolve diversas unidades da Empresa, bem como parceiros licenciados. Para 2024 participam a Embrapa Rondônia, Embrapa Acre, Embrapa Soja, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Meio-Norte além de outras Unidades da Embrapa com as tecnologias, práticas e conhecimentos que serão apresentados.

A Embrapa, em parceria com a iniciativa privada, tem colocado no mercado diversos produtos e serviços. Nesse sentido, são também parceiros na Rondônia Rural Show 2024: Ikeda Implementos, NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola, Instituto Soja Livre e LC Sementes e Unipasto.

 

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)Embrapa Rondônia

0 visualização0 comentário

Commenti


bottom of page