top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Fábrica de fertilizantes é instalada em Porto Velho com investimento de mais de R$ 82 milhões



O Governo de Rondônia atrai investimentos ao conceder incentivo fiscal deliberado e aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder). O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.

Play Video


O anúncio referente a instalação de uma fábrica de fertilizantes, ocorreu na terça-feira (30), em solenidade realizada no Palácio Rio Madeira (PRM), sede do Governo de Rondônia.

O governador Marcos Rocha recepcionou os executivos da empresa, uma das maiores do agronegócio brasileiro, sendo eles: o diretor de Logística e Operações, Claudinei Zenatti, e o executivo de Relações Institucionais Ricardo Tomczyk.


A empresa foi contemplada com incentivo tributário de 85% sobre o crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


A fábrica de fertilizantes já está em plena operação, com capacidade para produção de 40 mil toneladas e com expectativa de ampliação.


O executivo Ricardo Tomczyk esclareceu, “trouxemos um investimento em torno de R$ 82 milhões e hoje o nosso empreendimento gera 55 empregos diretos em Porto Velho, mas deve aumentar ao longo do processo de produção”.


Já o diretor de Logística e Operações da empresa, Claudinei Zenatti afirmou que “o mais importante é que agora o fertilizante está mais perto do produtor. Rondônia deixou de ser o fim da linha da cadeia logística de distribuição para ser o início, o que traz uma economia ao produtor que não precisa mais importar o produto”, pontuou.


Ainda de acordo com a empresa, 80% da produção de fertilizantes minerais e adubos é destinada para Rondônia e 20% para fora do Estado. Para o governador Marcos Rocha, “a chegada da indústria contribui para o fomento do agronegócio, que é uma das metas do estado de Rondônia.


É com esse conceito que esperamos continuar no caminho do desenvolvimento. Somos um Estado produtor de alimentos e assim estamos crescendo. Temos vários países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, China, Japão e Coréia interessados em tudo o que produzimos”, ressaltou.


Durante o anúncio, os representantes da indústria esclareceram que 99,90% da matéria-prima que utilizam no processo produtivo vem de fora do estado de Rondônia, sendo 98,76% adquiridos no exterior.


A fábrica foi instalada no local onde já está localizado o porto da empresa, na Zona de Urbanização Portuária de Porto Velho, na Estrada da Penal. Antes desta indústria de fertilizantes, em 2023, outras quatro indústrias foram anunciadas em Rondônia; nos segmentos de nutrição animal, farmácia e acessórios de vestuário.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page