top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

FACER incentiva a criação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura nos municípios RO



Com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino no estado, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer) tem atuado junto às associações comerciais para a criação e implantação dos Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) nos municípios de Rondônia.


Ligada diretamente à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a FACER tem o objetivo de disponibilizar um instrumento para o crescimento e fortalecimento das Associações Comerciais e Empresariais, que poderão contribuir com conhecimentos e experiências valiosas para todos os envolvidos na luta pelo associativismo, uma vez que a partir da constituição destes conselhos, as empresárias e empreendedoras serão inseridas em um sistema associativista.


“A FACER tem um papel muito importante para o desenvolvimento do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura em Rondônia, com o objetivo de adotar ações que ajudem a fortalecer a rede de mulheres empresárias e empreendedoras vinculadas às Associações Comerciais, na intenção de criar oportunidades para que elas tenham maior visibilidade. O objetivo também inclui proporcionar capacitações, palestras, assessoria jurídica, mentorias, certificados de origem, entre outros serviços”, destaca a diretora da FACER e conselheira Executiva do CMEC no estado de Rondônia, Kelly Naahmara Rodrigues Jorge, que também é advogada, vice-presidente da Associação Empresarial de Rolim de Moura (ACIRM) e secretária municipal de planejamento de Rolim de Moura.


A implantação dos Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura já está avançando em diversos municípios rondonienses, inclusive com previsão de posses já para o próximo mês de setembro de 2023.


O CMEC surge para congregar mulheres, bem como para representar seus interesses. O CMEC tem como objetivo organizar e fortalecer toda a rede de conselhos de mulheres empreendedoras, aprimorando a articulação, bem como a interação entre os mais diversos setores ao qual estão inseridas. As mulheres são empreendedoras natas e, consequentemente, têm aumentado a sua participação na economia do país.


“A ideia de mulheres se ajudando tem ganhado cada vez mais espaço e visibilidade e é um aspecto importante para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, incentivando as mulheres a se tornarem mais confiantes e a assumirem seus papéis de liderança. Ao se unirem, as mulheres podem amplificar suas vozes, desenvolver suas habilidades, conquistar maior autonomia e influenciar em diversas esferas da sociedade”, complementa Kelly Naahmara.


No mais curto prazo possível, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais busca constituir os CMECs em todas as Associações de Rondônia e assim fortalecer as mulheres empreendedoras em todos os municípios do estado, promovendo e incentivando a educação empreendedora entre as mulheres e desenvolvendo ações, campanhas e projetos sociais, culturais e de fomento da economia.


(Assessoria de Imprensa/FACER)

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page