top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Prefeitura de Rolim de Moura vence etapa nacional do Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora com Projeto de Suinocultura Sustentável



A Prefeitura de Rolim de Moura (RO) conquistou o primeiro lugar na etapa nacional da categoria Empreendedorismo Rural na 12ª edição do Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora. A vitória foi alcançada com o projeto “Suinocultura Sustentável: a Força do Crescimento Regional”, que se destacou entre 346 concorrentes de todo o Brasil.


A cerimônia de premiação ocorreu em Brasília, na noite de terça-feira, 11 de junho. O evento reuniu representantes de diversas prefeituras que apresentaram projetos inovadores e alinhados com as diretrizes do SEBRAE.


O prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio, expressou sua alegria e gratidão pela conquista. “É um momento de muita alegria e gratidão. Quero agradecer a toda a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e ao ex-secretário ‘Goiaba’. É muito gratificante receber um reconhecimento a nível nacional. Eu sempre acreditei que esse projeto iria dar certo”, declarou o prefeito.


O projeto de Suinocultura Sustentável foi descrito como audacioso e inovador, mudando a realidade da produção de carne suína na região. “Entendemos que a carne suína vem tradicionalmente dos estados do sul do Brasil, mas com este projeto passamos a produzir nossa própria carne. Realizamos o projeto com o apoio do deputado estadual Cirone Deiró, fizemos um chamamento público, e uma granja de Toledo foi a vencedora, permitindo-nos iniciar a entrega das matrizes”, explicou Aldair Júlio.


A conquista do Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora é um reconhecimento do trabalho árduo e da inovação da administração municipal de Rolim de Moura, destacando o município como um exemplo de empreendedorismo e desenvolvimento rural sustentável. Há mais de 10 anos, que o estado de Rondônia não era premiado na etapa nacional.


Sobre o prêmio


Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local. Anteriormente conhecido como Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, neste ano, a instituição atualizou o nome para Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora.


Nesta edição, foram mais de 2,5 mil projetos inscritos; 240 municípios finalistas, dentre os quais 31 governados por mulheres (aproximadamente 12% da média nacional de prefeitas no país) e duas novas categorias – Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva.


Projetos finalistas


O PSPE é realizado em duas grandes etapas. A estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa, e a etapa nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o prêmio de melhor iniciativa nacional.


O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva.


Rolim de Moura e o projeto vencedor: Suinocultura Sustentável: a Força do Crescimento Regional


A ideia de fortalecimento da suinocultura começou quando um abatedouro de suínos do município, o Frigo Machado, uma agroindústria familiar, sinalizou à Secretaria Municipal de Agricultura que estava comprando animais em outros estados, pois a região não tinha oferta suficiente para atendê-lo, realizando o abate de cerca de 90 animais por mês.


Diante desse cenário, a SEMAGRI realizou a aquisição de animais de raças com dupla aptidão, carne e banha, que conseguem se adaptar às condições ambientais da região: Landrace, Large White e Duroc.


Após a aquisição de 44 suínos, sendo 40 fêmeas e 4 machos, foi realizado um chamamento público de credenciamento de produtores rurais para recebê-los. No total, foram credenciados 19 produtores. Em último levantamento realizado, já nasceram cerca de 540 animais. Com o projeto Suínos, a SEMAGRI de Rolim de Moura visa, ao longo dos anos, alcançar futuros suinocultores e, ao mesmo tempo, diversificar as atividades dentro das propriedades, proporcionando mais uma fonte de renda aos produtores rolimourenses.


Assessoria AROM

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page