• Guaporé News

Resultado do Edital Inova Amazônia tem dezenas de empresas selecionadas



O programa Inova Amazônia tem como objetivo estimular startups, micro e pequenas empresas inovadoras a desenvolverem produtos e serviços sustentáveis, a partir dos recursos naturais da biodiversidade da região. Ao todo são três editais que contemplam os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins. Na última semana, foram divulgados os selecionados no edital Acre-Rondônia e 30 ideias de negócios foram contempladas. Os projetos poderão receber apoio financeiro mensal. Clique aqui para conhecer os projetos selecionados.

A Amazônia abriga recursos incontáveis e este edital fomenta negócios especialmente ligados à bioeconomia e à sustentabilidade. Desta maneira, o Brasil chega a abrigar cerca de 20% da biodiversidade mundial, representando um grande potencial de geração de renda e ampliação de mercados para os pequenos negócios em diversas áreas. De acordo com o Relatório da Business & Sustainable Development Commission, até 2030, o mercado da sustentabilidade pode gerar 380 milhões de empregos e US$ 12 trilhões em oportunidades de negócios em todo o mundo.

O edital que contempla a região dos estados do Acre e Rondônia revelou 30 empresas classificadas para a próxima fase e que estarão sendo acompanhadas bem de perto, sendo que ainda existe uma terceira fase para que possam avançar em toda a jornada. Os selecionados para o Inova Amazônia passarão agora por um período de pré-aceleração online com duração de dois meses, em que montarão seus projetos de empreendimentos. Durante a fase de aceleração presencial, com duração de seis meses, os selecionados receberão uma intensa programação de conteúdos, mentorias, eventos de conexão com o mercado e investidores, prospectando novas oportunidades.

"O Inova Amazônia é uma grande oportunidade para quem quer ganhar escala com sua ideia de negócio. Através das diversas fases que edital contempla e, com foco na bioeconomia e em modelos de negócios baseados na sustentabilidade, lançando mão de nossos recursos que podem se transformar em grandes fontes de receitas, desde que vistas sob um viés de inovação e tecnologia, podemos gerar grandes oportunidades", disse Rangel Miranda analista do Sebrae em Rondônia que está à frente da iniciativa no Estado.

Bossa Summit

Seis das empresas classificadas no Inova Amazônia, desembarcarão também no Bossa Summit, que é um dos maiores eventos dedicados exclusivamente a startups e investidores do país. O Bossa Summit surgiu para gerar novos investimentos em iniciativas brasileiras e acontece em São Paulo no início de abril, contará com cinco palcos e mais de 300 startups expondo seus produtos e serviços. Ao todo são esperados mais de três mil participantes, que poderão aprender como captar recursos, investir, se relacionar com corporate venture capitals e escalar seu negócio com capital de investimento.

Já no Edital Inova Amazônia, vencidas as primeiras etapas do edital, a terceira fase é a “Internacionalização”, quando serão selecionados até dez projetos, que receberão capacitação por mais dois meses com foco em expansão do negócio para acessar mercados internacionais.


Assessoria

3 visualizações0 comentário