• Guaporé News

RONDÔNIA EM 5º E 2º LUGARES NA SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ (SIC 2019)

Encontros produtivos para o mercado do café durante o evento

 

Rondônia esteve bem representada no evento com técnicos das instituições ligadas à produção do café e a torcida pela classificação dos nossos cafeicultores foi comandada pelo diretor superintendente Daniel Pereira e pelo secretário de agricultura Evandro Padovani.


O mais interessante é que os demais participantes tentavam imitar a vibração dos rondonienses sempre após as manifestações.


Até que a torcida cantou o hino Céus de Rondônia, quando acabaram de cantar nenhum outro estado cantou o seu hino, porque raramente alguém sabe o hino de seus estados, é claro que os rondonienses conhecem, sabem e cantaram nosso hino.


O produtor Wilson Suruí foi muito procurado após a proclamação do resultado, a mídia estava interessada em saber sobre a cultura do povo Suruí e todos demonstraram surpresa ao entrevistar o cafeicultor que demonstrou conhecimento no plantio com tecnologias e inovações diferenciadas como o terreiro suspenso.


Antes da proclamação dos vencedores, os produtores de café de Rondônia permaneceram em suas atividades de capacitação nas oficinas, palestras e atividades da Semana SIC 2019 e a equipe de colaboradores do Sebrae em Rondônia permaneceu atuante no suporte das diferentes atividades no estande "CAFÉS DE RONDÔNIA", um dos mais visitados durante a semana.


Enquanto aguardavam o resultado das avaliações na expectativa em conhecer os melhores cafés, os participantes parceiros e protagonistas do projeto Cafeicultura do Sebrae realizaram reuniões técnicas com o objetivo de aproximar oportunidades para os produtores.


Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia trabalhou nas interfaces entre produtores e potenciais compradores, que além de qualidade, também procuram fornecedores com capacidade de produção em escala suficiente para atender suas demandas.


Depois de conversarem com os profissionais e lideranças, reuniram-se o Superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, Sérgio Gonçalves (da SEDI), o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequiel Neto, o Tuta, e o Sr. Júlio César Oliveira, Gerente Comercial do Café Três Corações e avaliaram as condições de mercado para o produto.


Sérgio Gonçalves que possui visão de negócios, não só como superintendente, mas como empresário, apresentou o cenário e as expectativas para os produtores de Rondônia e fez indagações ao diretor da Três Corações sobre os segmentos que mais crescem para o café. O Sr. Júlio César respondeu que tanto o café oferecido nas gôndolas de supermercados, quanto o que é vendido em cafeterias, estão com suas vendas em crescimento.


O presidente da Câmara Setorial, Tuta, destacou que as cafeterias têm ganhado mais espaço nas cidades e disse que quando visitou Seul, na Coreia do Sul, ficou surpreso ao saber que lá existem 90 mil cafeterias, certamente é um mercado em expansão no Brasil.


Depois das informações, foram construídos consensos para que o trabalho continue com as parcerias entre o Sebrae e o Governo do Estado para garantir qualidade e aumento da oferta do nosso café.


Durante o dia o estande de Rondônia realizou várias reuniões produtivas para o mercado do café e ainda recebeu a visita do Governador do Espírito Santo, Renato Casa Grande que conversou com nossos produtores e também do Governador de Minas Gerais Romeu Zema, amigos do superintendente do Sebrae Daniel Pereira e do nosso vice-governador Zé Jodan.


Para saber mais sobre essa e outras ações do Sebrae, acesse o Site ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.


Fonte: Assessoria

0 visualização0 comentário