top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Biografia: Conheça trajetória da Deputada Estadual Lebrinha




Nome Completo: GISLAINE CLEMENTE

Partido: UNIÃO BRASIL

Data de Nascimento: 16 de Julho de 1981

E-mail: gabdepgislainelebrinha@ale.ro.gov.br


Biografia:

Gislaine Clemente, (Gislaine Lebrinha), natural de Nova Odassa - SP, filha de Neusa Clemente e José Eurípedes Clemente, (deputado Lebrão), político Rondoniense que exerceu quatro mandatos como deputado estadual, tomando posse em 2009, como 1º suplente, e reeleito para outras três legislaturas, em 2010, 2013 e 2017. E em 2022, foi eleito deputado federal, cargo que ocupa atualmente. Lebrinha também é mãe do Lucas Clemente, de 8 anos.

Chegou em Rondônia em 1983, junto com seus pais e seu irmão, Ângelo Clemente, no município de Cerejeiras. Posteriormente mudaram-se para a Região do Vale do Guaporé, no município de São Francisco do Guaporé, período em que seu pai empreendeu no ramo madeireiro e, juntamente com a família e outros desbravadores, tiveram participação ativa no desenvolvimento da região.

Formação profissional

Formou-se em Farmácia Bioquímica, pela PUC de Campinas, em 2005 e, conquistou aprovação em dois concursos, como bioquímica; o primeiro pela Prefeitura Municipal de Costa Marques e depois pela Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia. Trajetória política


A sua primeira participação na política, além dos bastidores como apoiadora de seu pai, foi em 2012, quando aceitou o convite para concorrer à prefeita de São Francisco do Guaporé. Apesar do apoio político do pai, enfrentou uma campanha desafiadora. Questionada por sua pouca idade na época, 31 anos, pelo fato de ser mulher e estar concorrendo ao cargo do executivo de uma cidade economicamente predominada pelo setor agrícola e que necessitava avançar muito na infraestrutura urbana e rural, comentários do tipo “Nem parou de brincar de boneca e quer ser prefeita”, “Mal sabe fritar ovo e quer administrar um município”, foram ataques frequentes na primeira campanha que disputou.

Gislaine Lebrinha foi eleita prefeita com 55,67% dos votos - 2013-2020 – e reeleita - 2017-2020 - com 82,88% dos votos, e superou expectativas. Promoveu transformações em todas as áreas, instaurando um novo ciclo de políticas públicas, o fortalecimento das secretarias municipais, melhorando as condições de trabalho dos servidores, estruturando e ampliando o atendimento em unidades de saúde, modernizando as escolas municipais e realizando um intenso trabalho de urbanização e ações permanentes na infraestrutura rural. Foi reconhecida com diversos prêmios, entre eles o “Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor”, pela implantação do Programa A Hora do Produtor, que ampliou a produção e fomentou a economia local.


Líder municipalista

Presidiu o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia – (CIMCERO) e a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), representando os prefeitos do estado de Rondônia. No CIMCERO, foi eleita duas vezes – biênios 2017-2018 e 2019-2020 - e uma marca da sua gestão foi a criação do maior hotel de apoio para receber pacientes que precisam se deslocar até a capital Porto Velho para tratamento médico. E na AROM, triênio 2019-2021, se destacou durante o período auge da pandemia por ter coordenado os trabalhos da entidade municipalista, de pesquisa e propostas junto ao Governo, para viabilizar a flexibilização dos critérios das fases de isolamento social nos municípios, com o objetivo de garantir a economia ativa e a manutenção de postos de trabalho.


Assembleia Legislativa

Gislaine Lebrinha é a primeira mulher eleita deputada estadual pelo Vale do Guaporé e, apesar da significativa votação vinda de sua região, obteve votos em todas as regiões do Estado, um total de 12.623 votos. Pelo trabalho desenvolvido como prefeita e líder municipalista, agrega a missão de atuar pela promoção e acesso a serviços públicos de qualidade e pelo desenvolvimento dos municípios. Além disso compõe seis Comissões Permanentes na ALE/RO:


Presidente - Comissão de Fiscalização e Controle; Vice-presidente - Comissão de Habitação e Assuntos Municipais (CHAM) Membro efetivo - Comissão de Educação e Cultura (CEC); Membro efetivo - Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) Membro suplente - Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS); Membro suplente - Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI).



Assessoria - https://sapl.al.ro.leg.br/parlamentar/295

55 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page