top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Alimentos Termogênicos Ideais para o Emagrecimento



Os alimentos termogênicos são aqueles que precisam de mais energia que o normal para a digestão. Por isso, eles induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado para digerí-los, gastando assim mais calorias. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de lipídios. Isto ocorre, pois a termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle do emagrecimento e obesidade.


Alimentos termogênicos provocam o emagrecimento de fato?

Apesar desses alimentos provocarem um gasto maior de energia para serem metabolizados, não pense que basta comê-los que você vai emagrecer! Os alimentos, sozinhos, não têm poderes mágicos!

Para emagrecimento, continua valendo o que todo mundo já sabe: atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada. Porém, esses alimentos têm sim uma ação complementar e funcionam como poderosos aliados no emagrecimento. Sou fã dos termogênicos, mas faço questão de deixar bem claro que no emagrecimento, não existe nenhuma solução milagrosa, como algumas pessoas insistem em buscar.


Para perceber os benefícios dos alimentos aceleradores do metabolismo, deve-se consumi-los com regularidade. A quantidade a ser ingerida depende das características pessoais. O ideal é ir incluindo aos poucos e sem exageros, sempre observando como você se sente.


Pimenta Vermelha


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

A pimenta é talvez o alimento mais termogênico de todos. A pimenta vermelha é rica em vitamina C, B1, B2 e E, e possui uma propriedade de retirar gorduras das artérias. Tem propriedades analgésicas e energéticas, reduz a formação de coágulos no sangue e estimula a digestão.


Gengibre


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

Juntamente com a pimenta, outra estrela dos termogênicos. Eficaz contra câncer de cólon e ovário, ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios e enjoo. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Saiba mais sobre o gengibre. Na mesma família do gengibre, podemos incluir a cúrcuma que também tem a mesma função.


Canela


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

A canela é altamente efetiva em gripes e em problema da pele como a acne. Atua nos problemas digestivos, estimulando a digestão e eliminando flatulências. Diminui o colesterol e acelera o metabolismo. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá (no caso da canela em pau).


Café


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

A cafeína é capaz de aumentar o seu desempenho em tarefas manuais. É um importante estimulante do sistema nervoso central. Em nível metabólico, os pesquisadores acreditam que a cafeína é um antagonista da adenosina e, ao contrário do efeito sedante, provocam um efeito estimulador. Presente em chás, café, chocolate e guaranás.


Chá Verde


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos). Favorece também o trânsito intestinal e acelera o funcionamento do metabolismo. Saiba mais sobre o chá verde.


Óleo de Coco


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

É rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando assim no emagrecimento. O óleo de coco também é rico em ácido láurico, que auxilia na promoção da saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. Além disso, é altamente resistente ao ranço oxidativo, tornando-o um antioxidante natural.


Vinagre de Maçã


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

Melhora o metabolismo porque atua como um aliado do organismo, combatendo quaisquer viroses ou bactérias que porventura tenham driblado as células de defesa do corpo. Assim, você fica por mais tempo sem ter resfriado, gripe — enfim, há uma melhora geral na resistência do organismo.


Frutas Cítricas


Alimentos Termogênicos: Ideais para o Emagrecimento

As frutas cítricas são ricas em vitamina C. Essa vitamina, auxilia o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e acelera o metabolismo. Veja o ranking dos 50 alimentos com mais vitamina C.


E você, consome alimentos termogênicos?


13 visualizações0 comentário
bottom of page