top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Banco Central suspende o uso do WhatsApp para pagamentos



O Banco Central afirmou que suspendeu o sistema de pagamentos e transferências por meio do WhatsApp, ressaltando que a nova solução dependerá de autorização prévia da institução, de acordo com nota.


O BC informou que, como reguladora e supervisora das formas de pagamento, determinou à Visa e à Mastercard que suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do aplicativo.


De acordo com a autoridade monetária, a razão para a decisão é a preservação do adequado ambiente competitivo. Isso envolve assegurar o funcionamento de um sistema de pagamentos "interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato"a.


A opção por pagamentos via WhatsApp no Brasil foi anunciada em 15 de junho. A novidade logo mexeu com as ações da Cielo na ocasião, já que o Facebook — dono do aplicativo — escolheu a empresa para a empreitada.


A determinação do BC permitirá à entidade a avaliação de eventuais riscos dessa solução para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).


"O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados", diz a nota.


Descumprimento resultará em multa cominatória, além da apuração de responsabilidade em processo administrativo, completa o BC.



6 visualizações0 comentário
bottom of page