top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Barista que venceu campeonato com café indígena de RO perde título e fica em 2º lugar

O barista que venceu o Campeonato Brasileiro de Barista, que aconteceu durante a Semana Internacional do Café na semana passada, em Belo Horizonte (MG), perdeu o título e passou para o segundo lugar na classificação.

O anúncio da mudança foi feito nesta quinta-feira (28) pela organização da competição. Léo Moço tinha vencido com um drinque ao qual ele usou o café robusta amazônico indígena de Rondônia.


No comunicado, a organização afirma que vários competidores entraram com recurso informando que o finalista de Curitiba (PR) teria usado álcool em sua bebida.


Ainda conforme a organização, o regulamento da competição da World Coffee Events (WCE) "não permite a utilização de álcool, extratos ou subprodutos do álcool na elaboração das bebidas". Com a mudança, Léo Moço se tornou vice-campeão.


O primeiro lugar ficou com Boram Julio Um e o terceiro com Vitor Haubert Coelho.

Em seu perfil no Instagram, Léo Moço também anunciou a mudança nos títulos. Ele nega que tenha usado álcool no drinque (Link Aqui)


Primeira vez


Essa foi a primeira vez que um café da espécie canéfora (robusta e conilon) foi usado nesse tipo de prova. O trabalho foi acompanhado por indígenas durante a Semana Internacional do Café, que aconteceu na última semana. No total, havia 22 competidores e apenas seis passaram à final.


Durante a avaliação, os competidores precisaram fazer três bebidas em um intervalo de 15 minutos. De regra, as três bebidas são: um café espresso, um cappuccino e um drinque (bebida) de assinatura.


Foi nesse drinque que Léo Moço optou por um robusta amazônico. O café é orgânico e foi produzido na região das Matas de Rondônia, em Alta Floresta D'Oeste (RO).


Léo Moço desenvolveu o protocolo de fermentação positiva (Sprouting Process), que reforçou no café características que envolvem aromas e sabores da Amazônia.


De acordo com a organização, os baristas tinham 15 minutos para entregar quatro espressos, quatro bebidas com leite e quatro drinques de assinatura. O próprio barista poderia escolher como iria conduzir a apresentação.


O barista é especialista em fazer a bebida do café. São bebidas servidas em cafeterias, locais especializados ao consumidor.


Semana Internacional do Café


A Semana Internacional do Café (SIC) foi um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.


O evento aconteceu em Belo Horizonte (MG), de 20 a 22 de novembro e apresentou ações para profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.


Leia abaixo o comunicado sobre a mudança na classificação:


A World Coffee Events (WCE) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em razão da realização, no dia 22 de novembro, e do resultado do Campeonato Brasileiro de Baristas vêm a público prestar o seguinte esclarecimento.
Ao final da competição, um grande número de competidores ingressou com recursos questionando a utilização de bebida alcoólica por parte do competidor Léo Moço.
O Comitê Estratégico de Competições (CSC) e Judge Operations Leads (JOL), instâncias de análise e decisão da WCE, foram consultados para analisar o caso de maneira abrangente.
Nesse ponto, CSC, JOL e a WCE determinaram que ocorreu um erro de pontuação importante com relação à regra 3.3.G do Campeonato de Barismo, a qual prevê que quaisquer ingredientes podem ser usados na preparação das bebidas exclusivas, exceto álcool, extratos ou subprodutos do álcool ou substâncias controladas ou ilegais.
Se essas substâncias forem utilizadas no preparo da bebida, os concorrentes recebem zero (0) ponto em todas as categorias disponíveis nas fichas sensoriais na categoria de bebidas de assinatura. Assim, o álcool não é permitido em nenhuma etapa da preparação.
Diante disso, em respeito aos competidores, ao público e em função do descumprimento do regulamento, CSC, JOL e WCE revisaram a pontuação do Campeonato Brasileiro de Baristas e comunicaram a BSCA sobre a decisão.
A partir dessa iniciativa, a colocação do competidor foi alterada, com o resultado oficial passando a ser o abaixo descrito:
Campeonato Brasileiro de Baristas 2020
1º colocado: Boram Julio Um – Um Coffee Co.
2º colocado: Léo Moço – Café do Moço
3º colocado: Vitor Haubert Coelho – The Coffee





2 visualizações0 comentário
bottom of page