top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Burger King lança dieta de capim-limão para bois



O chá de capim-limão, ou capim-santo, é conhecido por suas propriedades medicinais. A bebida é recomendada para o tratamento de insônia, ansiedade, febre e cólicas estomacais e intestinais. Sua capacidade desintoxicante o faz presente em diversas dietas de emagrecimento. Agora, um estudo feito no México e nos Estados Unidos descobriu um novo benefício da planta: reduzir a flatulência do gado. 


A pesquisa, conduzida pelos cientistas Octavio Castelan, PhD da Universidade Autônoma do Estado do México, e Ermias Kebreab, Phd da Universidade de Davis, nos Estados Unidos, mostra que a adição de 100g de capim-limão à dieta de bois e vacas criados em confinamento reduz em até 33% as emissões de gás metano proveniente dos animais. Com essa solução simples, eles esperam reduzir as emissões de carbono na cadeia da carne


Existem mais de 1,3 bilhão de cabeças de gado no mundo. Durante a digestão, esses animais geram uma quantidade de metano similar a todo sistema de transporte global, de acordo com dados da ONU. O setor de pecuária é responsável por 14,5% das emissões globais de gases de efeito estufa.


A partir da pesquisa, a rede americana de fast foodBurger Kingdesenvolveu um projeto para melhorar a dieta do gado comprado pela empresa e reduzir sua pegada de carbono. Segundo Matt Banton, chefe global de sustentabilidade e inovação do BK, a iniciativa está inserida no esforço global de combate ao aquecimento global. “As mudanças climáticas são uma preocupação crescente da empresa e dos consumidores”, disse Banton à Exame. “Por isso desenvolvemos esse trabalho de forma aberta, para que toda a indústria possa utilizar”. 


No Brasil, aJBS, principal fornecedora do BK no País, será a primeira a testar a dieta. A partir deste mês, a empresa conduzirá um piloto com 95 bois criados em confinamento, que receberão um adicional de capim-limão na dieta. O objetivo é verificar os efeitos dessa nova alimentação em cenários distintos, considerando as características de cada país e das diferentes raças de gado. 


Exame

10 visualizações0 comentário
bottom of page