top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Cinco deputados deverão disputar presidência da Assembleia Legislativa em RO




A fase de transição entre a atual e a próxima legislatura será marcada, como sempre, pela composição de grupos visando obter o comando da Casa de Leis para o primeiro biênio do mandato.


As conversações entre deputados reeleitos e os que irão ingressar na Assembleia Legislativa tentem a se intensificar a partir da segunda quinzena de dezembro, após a diplomação dos vencedores das eleições de outubro passado, mas pode-se dizer atualmente que há pelo menos cinco interessados em ser presidente do Parlamento no biênio 2.023/2.024.


Segundo o que circula nos bastidores, os deputados Alex Redano (Republicanos), Ezequiel Neiva (União Brasil), Marcelo cruz (Patriotas), Laerte Gomes (PSD) e Cassio Góis (PSD) estão se articulando para alcançar o posto principal da Mesa Diretora.


Redano é o atual presidente e de acordo com informações dispõe do apoio do governador Marcos Rocha (União Brasil) nesta disputa interna. Laerte Gomes, o mais votado nas eleições de 3 de outubro é outro candidato forte, e já presidiu a Casa. Ezequiel Neiva e Marcelo Cruiz são deputados reeleitos, com experiência e poder de articulação. Corre por fora o estreante Cassio Góis, que apesar de estar ingressando agora como integrante do Legislativo, é um político que transita bem pelos bastidores da ALE, pois já trabalhou na casa.


O certo é que após a diplomação e com o andar da carruagem a disputa tende a se afunilar, e certamente não haverá cinco candidatos a presidente, mesmo porque é preciso que estes postulantes liderem uma chapa com vários integrantes compondo toda a Mesa Diretora, assim não haveriam tantos deputados para formar todas as chapas.


É provável que a disputa acabe ficando centrada em dois polos, e quem tiver maior poder de articulação conseguirá formar o grupo mais forte e conquistar o comando do Parlamento. A eleição da Mesa Diretora acontece no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos novos deputados.

6 visualizações0 comentário
bottom of page