top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Em reunião na Funasa, presidente da AROM busca continuidade do projeto Salta-Z nos municípios de RO



A retomada do projeto denominado “Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano – Salta-Z”, que levaria importante ação de saúde a pequenas comunidades dos municípios rondonienses foi tema de reunião entre a presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Gislaine Lebrinha, e o superintendente Estadual da Funasa, Célio Lopes, em Porto Velho.


O projeto Salta-Z tem como foco a instalação de unidades alternativas de tratamento de água, em pequenas comunidades, por meio de tecnologia acessível e de baixo custo, capaz de transformar a agua de igarapés e poços amazônicos adequada para o consumo humano e o abastecimento de escolas em comunidades rurais. O sistema foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.


O projeto já atendeu várias comunidades em diversos municípios de Rondônia, mas, neste ano, Rondônia ficou fora do cronograma de investimentos da Funasa. “Nessa reunião fomos informados que Rondônia ficou fora do cronograma, infelizmente. Porém, já verificamos a possibilidade de uma retomada, pois os municípios precisam desse recursos para levar mais dignidade para as famílias das comunidades. A AROM já está agindo para que o projeto seja novamente aplicado nos municípios”, afirma a presidente da entidade, que reforça ainda que já deu início a tratativas com representantes da bancada federal de Rondônia e também com a Superintendência Nacional da Funasa para garantir esse recurso aos municípios.


Conforme o superintende da Funasa em Rondônia, o SALTA-Z proporciona, além do acesso à água de qualidade, o empoderamento e a conscientização das pessoas quanto às responsabilidades social e coletiva, mobilizando cidadãos e compartilhando saberes, construindo compromissos e um ambiente saudável para toda a comunidade.


Assessoria AROM

12 visualizações0 comentário
bottom of page