top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Justiça suspende pagamento de empréstimos dos aposentados



A Justiça Federal determinou nesta segunda-feira, 20, a suspensão do débito em folha de empréstimos consignados tomados por aposentados em bancos.


A decisão da Justiça suspende os pagamentos pelo prazo de quatro meses, tanto para os aposentados do INSS quanto para os do serviço público.


No Senado, vários projetos com esse objetivo já foram apresentados pelos senadores após o início da pandemia da covid-19 e estão em tramitação.


O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que apresentou um projeto de lei com esse objetivo, o PL 1519/2020, sugere a suspensão do pagamento dos empréstimos de aposentados enquanto durar a calamidade pública causada pela pandemia.


Em pronunciamento, o senador cumprimenta a Justiça Federal pela acertada decisão de suspender a cobrança de empréstimos consignados aos aposentados e pondera que é possível ampliar essa medida aprovando com urgência os projetos em tramitação no Senado.


“O que estamos propondo é que esta dívida seja suspensa até o fim da crise. É um momento de sacrifícios para todos, e nós devemos ajudar aqueles que mais sofrem com a retração econômica em função dessa pandemia” salienta o senador rondoniense.

“É hora de todo mundo colaborar. Eu tenho certeza que os bancos podem suspender esses débitos, dar esse apoio a população que tanto precisa, pois eles já ganham muito dinheiro, batendo recorde de lucros todos os anos, e podem muito bem apoiar a população mais carente do nosso país”, reforça Acir Gurgacz.


O senador destaca que só nesse período de crise, os bancos já receberam R$ 1,2 trilhão do Banco Central para formar liquidez, para poderem ajudar as empresas que geram emprego e renda para todos.


“Esse dinheiro tem que chegar nas empresas e nas pessoas que mais precisam, com juros acessíveis e condições favoráveis. Precisamos salvar vidas e manter os sinais vitais de nossa economia. Só assim vamos superar essa crise, manter empregos e a economia girando”, finaliza Gurgacz.


Assessoria

7 visualizações0 comentário
bottom of page