top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Nível do rio Madeira aumenta após chuvas das cabeceiras nos rios Guaporé e Mamoré



O volume de água proveniente das cabeceiras dos rios Mamoré e Guaporé o aumentou o nível do rio do Madeira nos últimos dias.


Diante da elevação do volume de água, neste período de estiagem, a Defesa Civil   Municipal emitiu o alerta para e a população ribeirinha de Porto Velho que faz uso da área dos entornos do rio Madeira para não serem surpreendidos pelo súbito aumento das águas.

Na última sexta-feira (28) o nível do Rio Madeira registrou 3,83 metros, ontem (01) o nível chegou a 4,57 metros. Segundo o Coordenador Félix da Defesa Civil esse já é o aumento que estava previsto.


“Antes de sexta o nível do Rio estava 2,97m e agora chegou 4,57m o pico máximo. Então houve um aumento de um metro e meio nesse período o que é bem incomum para essa época de estiagem. Devido às chuvas lá na cabeceira do rio da Bolívia que teve esse aumento no Madeira. Como parou de chover lá a tendência é de queda novamente como o previsto para essa época do ano”, destacou o coordenador.


De acordo com o serviço Nacional de Meterelogia e Hidrologia (SENAMHI) da Bolívia  algumas regiões em alerta tem volume de água que podem causar o fenômeno repiquete afetando regiões ribeirinhas do alto, médio e baixo Madeira.


Fonte: Diário da Amazônia

14 visualizações0 comentário
bottom of page