top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Nível do rio Madeira baixa rápido e preocupa navegação



O nível do rio Madeira baixou rapidamente e já preocupa a navegação. Ontem (16) a medição estava em 7,68 metros e ainda não chegou o ponto mais crítico do período de seca. No período de agosto a outubro a seca é mais intensa e o rio possivelmente estará com o nível muito baixo.


Após cada inverno o leito do rio Madeira, ainda em formação, costuma sofrer alterações. Com isso surgem os pedrais e os blocos de areais que encalham as embarcações. Até mesmo os navegantes mais experientes costumam ter problemas quando o rio seca muito.


Os condutores de embarcações trabalham com atenção redobrada durante o período de seca por causa dos riscos de acidentes. Os pedrais são os mais perigosos para a navegação pelo risco de danificar as estruturas das embarcações.


Outra preocupação é com o transporte de grandes cargas, como as balsas graneleiras que transportam soja e outros produtos agrícolas. O mesmo risco ocorre com as balsas que transportam combustíveis pela hidrovia. Como viajam muito pesadas, essas embarcações costumam encalhar. A alternativa de segurança é reduzir o volume de cargas, o que deixa o frete mais elevado.


Dragagem


Todos os anos o problema se repete pelo fato do rio Madeira ainda estar em formação. Também tem o fenômeno de desbarrancamento das margens e muitos outros sedimentos arrastados pela força das águas.


Até o fechamento desta edição, o Dinit (Departamento Nacional de Infraestrutura) ainda não tinha informado se está previsto a dragagem para este ano.


DIÁRIO DA AMAZÔNIA

5 visualizações0 comentário
bottom of page