top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Rondônia está entre os finalistas do concurso de café mais concorrido do país


O concurso que vai eleger o melhor café do Brasil nas variedades canéfora e arábica reuniu 180 amostras de todo o país em Minas Gerais. Rondônia, que concorre na categoria canéfora conquistou nove vagas e três já estão classificados como finalistas. O resultado que definirá os grandes vencedores deste ano sairá nesta sexta-feira (22).


O concurso Coffe of The Year 2019 (COY) acontece durante a Semana Internacional do Café que está sendo realizada no Expominas, em Belo Horizonte-MG. O evento reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de café em uma grande exposição que envolve o que há de melhor em ações, técnicas e tecnologias na produção e industrialização de café com foco no conhecimento, inovação, mercado, consumo, negócios e empreendedorismo da cafeicultura brasileira.


As 180 amostras são apresentadas passaram pela avaliação de profissional qualificados Q-Graders licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI), que selecionaram amostras para degustação. Essas amostras receberão pontuação através da votação popular e as 35 melhores classificadas concorrem ao título de melhor café do ano.


Rondônia tem se destacado entre os melhores cafés brasileiros na categoria canéfora. Conhecido na região norte como robusta amazônico, o café rondoniense já conquistou os segundo e terceiro lugares no ano de 2017, elegendo respectivamente Tiago Novaes e André Kalk, como os melhores café do Brasil, ficando atrás somente do café produzido em Manhuaçu, na região das matas de Minas.


Em 2018, três cafeicultores rondonienses foram classificados entre os dez melhores cafés do Brasil, fazendo com que grandes empresas começassem a voltar seus olhos para o estado com vista na compra da produção local. Neste ano, das 30 vagas existentes na categoria canéfora, nove foram ocupadas por rondonienses e três deles já estão na final, aguardando o resultado do concurso que deverá sair nesta sexta-feira (22).


Os classificados foram:

  • Wilson Nakodah Surui, da Aldeia Kabaney, Cacoal-RO;

  • Alex Marques de Lima, da Chácara Esperança, Alto Alegre dos Parecis-RO;

  • Poliana Perrut de Lima, da Chácara Paraná, Novo Horizonte do Oeste-RO;

  • Rozeli Joventina da Silva, da Chácara Santa Luzia, São Miguel do Guaporé-RO;

  • Nilton Marques de Lima, do Sítio Bom Sucesso, Alto Alegre dos Parecis-RO;

  • Elivelton Bonfante, do Sítio Folha Verde, Nova Brasilândia do Oeste-RO,

  • Leandro Dias Martins, do Sítio Meu Pedacinho de Chão, Cacoal-RO;

  • Dione Mendes Bento, do Sítio Rio Limão, Cacoal-RO;

  • Ronaldo da Silva Bento, também do Sítio Rio Limão, Cacoal-RO.

Os três finalistas são:

  1. Nilton Marques de Lima,

  2. Dionne Mendes Bento

  3. Wilson Surui.

Fonte: Secom

3 visualizações0 comentário
bottom of page