top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

SEBRAE E SICOOB APRESENTAM PROJETO SGC EM MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA



O Sebrae em Rondônia e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) realizaram durante essa semana (04 a 08), o lançamento do projeto Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) – Rondon Garante, nos municípios onde há gerência do Sebrae, começando por Vilhena até a capital Porto Velho. Durante os encontros, estiveram presentes representantes do Sebrae, do Sicoob, dos municípios, empresários e micro e pequenos empreendedores. O projeto tem como objetivo a expansão do acesso ao crédito, por meio da concessão de garantias aos empreendedores que buscam financiamentos nas instituições financeiras. SGC é uma instituição criada com um investimento inicial de dois milhões e meio de reais que vai permitir uma cobertura de até vinte e cinco milhões de reais para micro e pequenas empresas do estado de Rondônia.

“É com muito prazer que estamos recebendo hoje aqui na sede do Sebrae em Porto Velho, autoridades do mundo financeiro, do mundo empresarial, micros e pequenos empreendedores para fazermos o lançamento de mais um produto com a marca Sebrae em parceria com o Sicoob que é a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) - Rondon Garante que é uma instituição criada com um investimento inicial de dois milhões e meio de reais que vai nos permitir fazer a cobertura de até vinte e cinco milhões de reais para micro e pequenas empresas. Essa semana nos fizemos uma jornada de apresentação desse produto para todo estado de Rondônia. Começamos em Vilhena e em todos os outros municípios onde temos gerência, até chegar à capital Porto Velho. E a partir da próxima semana já vamos procurar uma estratégia para chegar aos cinquenta e dois municípios, a câmara dos vereadores e ao governo do estado. A ideia é você colocar um real no fundo e garantir dez e aí, vamos ver o que cada município pode fazer para fortalecer e multiplicar as oportunidades de negócios para as micro empresas locais e o próprio governo do estado, colocar recurso nesse fundo para que a gente possa multiplicar a geração de renda, de emprego e principalmente de felicidade em Rondônia”, afirmou Daniel Pereira – Superintendente do Sebrae em Rondônia.

Oberdan Emita, presidente do conselho de administração Siccib Credip e representante da Rondon Garante explica que hoje é o lançamento, mas o projeto já atua desde o final de 2021. “O pequeno empreendedor, aquele que tá começando agora, justamente para ter um patrimônio, criar renda, quando ele vai no sistema financeiro buscar crédito ele tem essa dificuldade, ele precisa do crédito para construir patrimônio e a instituição financeira precisa que o empreendedor oferece alguma garantia, então acaba tendo um paradoxo, difícil solução. E tem pessoas que são capazes, que buscaram capacitação, que tem plano de negócio, que tem atividade que é viável que gera renda, bons produtos e serviços e, o objetivo da sociedade garantidora de crédito é ofertar garantia para este empreendedor para que assim ele vá até o sistema financeiro e consiga acessar o crédito de forma mais adequada, suficiente para que ele consiga por tanto empreender e assim, a atividade dele tenha sucesso. Hoje nos estamos fazendo o lançamento da SGC, mas está operando desde o final do ano passado e esse momento é para divulgar essa iniciativa do tecido social com o apoio importante do Sebrae e que com certeza irá contribuir com o desenvolvimento do estado”, explanou Oberdan.

Para Salatiel Rodrigues, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em Rondônia, é um momento importante para o estado e para a sociedade garantidora de crédito. “Esse projeto vem em um momento de evolução, de crescimento do setor produtivo, do setor agrícola que agrega muita gente e no momento de geração de empregos e renda para nossa sociedade. Os pequenos terão oportunidades para ter a garantia do seu próprio negócio na aquisição desses recursos. As cooperativas de crédito, juntamente com o Sebrae acreditando nesse projeto. É importante que você conheça essa modalidade que beneficia todo estado. Nos temos cooperativas que estão injetando recursos para que essas pessoas possam ter a garantia do seu negócio para cada vez mais produzir no estado de Rondônia”, explicou Salatiel.

Estênio Júnior, empresário da empresa sucos “Quero Mais” há 17 anos no mercado, enfatizou a importância do projeto SGC. “É muito importante esse projeto que contempla o micro e pequeno empresário do qual já fui um dia com muita honra, é a hora que mais o empresário precisa porque é nesse momento que alguém tem que dar o crédito pra ele, mas não dá por falta de garantia. O empresário tem uma boa ideia, ele tem um dinheirinho para começar, mas as instituições financeiras nesse momento, por uma questão até de risco não fornece o crédito necessário que aquele empresário precisa. Então, o Sebrae e os parceiros nesse projeto vêm realmente fortalecer aqueles microempresários que têm ideias sensacionais e que podem, com o apoio desse projeto se tornar grandes empresas no futuro”, disse o empresário.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou lingando gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

2 visualizações0 comentário
bottom of page