top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Série “Operação Fronteira” teve exibição exclusiva na Sede Nacional da PRF


Nesta quarta-feira (05), foi exibido para a Direção-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), servidores do órgão e convidados, o primeiro episódio da série “Operação Fronteira”, produzida pela Mixer Filmes e que será transmitida pela Discovery Channel. Premiere da série foi na Sede Nacional da PRF, em Brasília.


A “Operação Fronteira” retrata o dia a dia das equipes policiais da PRF nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, atuando no combate ao crime nas rodovias federais na região de fronteira do Brasil com o Paraguai. A estreia da série será no dia 14 de março, com exibição para toda América Latina. O telespectador já pode se prepara para ficar em frente à telinha e curtir os 20 episódios dessa primeira temporada.


Na série, além das ações da PRF, também é mostrada a realidade da Policía Fiscal y Aduanera de Colombia (POLFA) e outras forças que atuam nas fronteiras daquele país. A equipe de filmagem do programa passou três meses capturando imagens com a PRF no Brasil e com as forças de fronteira na Colômbia. Serão apresentadas três ocorrências em cada episódio, que terá 30 minutos de duração. No roteiro, a realidade das fiscalizações, as dificuldades, os flagrantes, entretanto, com preservação e segurança da equipe de produção.


O Coordenador Geral de Comunicação da PRF, Anderson Poddis, alertou para as questões sensíveis que envolvem a divulgação de ações policiais. “Cada episódio foi cuidadosamente assistido e previamente aprovado para garantir, não somente a segurança dos policiais envolvidos nas ocorrências apresentadas, mas também a preservação da segurança orgânica e das informações referentes ao modus operandi da atividade policial”, disse na abertura da exibição.


Durante as gravações, foram flagradas ocorrências que envolvem tráfico de drogas, contrabando e outras condutas de pessoas deliberadamente dedicadas à atividades criminosa. O produtor da série, Rodrigo Astiz, destacou sua impressão quanto ao reconhecimento das ações da PRF. “Fiquei impressionadíssimo porque eu não tinha ideia do que vocês passam no dia a dia. Apreensões de maconha, cocaína, crack, armas, agrotóxicos, todo tipo de contrabando. É muito impressionante”, declarou Astiz. Ainda segundo o produtor, a exibição da série em vários países pelo mundo mostra a realidade da PRF e da segurança pública no país e, embora seja um programa de entretenimento,  tem o papel de informar a todos os espectadores.


Por outro lado, o programa mostra também pessoas que, embora não se dediquem ao crime, se envolvem com a ilegalidade e são enquadradas em fatos que tipificam ilicitude e implicam em pena. Em relação a esses casos, Rodrigo afirma que também é papel da série ensinar ao cidadão sobre condutas que são proibidas e geram ocorrências desnecessárias se houvesse a devida informação.


O Diretor-Geral da PRF, Adriano Furtado, agradeceu a todos os policiais envolvidos direta e indiretamente na produção e também ressaltou o caráter educativo da série “Operação Fronteira”. “É importante mostrar à sociedade informação sobre o trabalho da PRF, informação ao cidadão para que não cometa ilícitos por inocência, pois ao policial resta cumprir a lei; é relevante também mostrar com bastante clareza a dificuldade que é o trabalho da polícia na fronteira”, afirmou Furtado, mostrando ainda sua ansiedade para assistir ao primeiro episódio, que foi exibido logo em seguida.


12 visualizações0 comentário
bottom of page