top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Embrapa e indústria láctea fortalecem ações para a melhoria da qualidade do leite em Rondônia




A Embrapa Rondônia firmou parceria com o Laticínio Toya, localizado no município de Urupá, para atuarem juntos em ações de pesquisas e transferência de tecnologia para a melhoria da qualidade do leite em Rondônia. O acordo de cooperação técnica tem a duração de três anos e se inicia em setembro de 2020. 

Serão avaliadas a distribuição espacial e os fatores de risco que estão associados aos indicadores de qualidade do leite armazenados em tanques de resfriamento vinculados à indústria. Também serão realizados eventos e ações de sensibilização para produtores e técnicos, divulgando as informações necessárias para a melhoria da qualidade do leite, da prevenção, controle da mastite bovina (principal doença de rebanhos leiteiros) e manejo das pastagens. 

Segundo a pesquisadora Juliana Dias, da Embrapa Rondônia, os resultados obtidos nessa parceria poderão contribuir para as decisões estratégicas a serem tomadas dentro do escopo de atuação da indústria. Para o produtor, as ações poderão auxiliar na definição de procedimentos e práticas para obtenção do leite de qualidade, adequação à legislação e sua permanência nos sistemas produtivos. “A produção de matéria-prima com qualidade resulta em produtos lácteos mais nutritivos e seguros ao consumidor e permite o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, fortalecendo a cadeia produtiva do leite regional e a busca de novos mercados e oportunidades”, afirma ela. 

A zootecnista e coordenadora do controle de qualidade no campo do Laticínio Toya, Francyelle Ruana Faria, afirma que Rondônia possui um potencial gigantesco no setor lácteo, com condições de atender demandas internacionais, mas, ela destaca que, para isso, muita coisa precisa mudar. Em torno de 52% dos produtores do estado estão com o leite com contagem bacteriana – CPP acima do que é exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo ela essa parceria irá atender demandas necessárias para a melhoria da qualidade do leite. “Queremos ser parceiros dos nossos produtores, não podemos simplesmente exigir, devemos levar informação e dar condições, e essa parceria com a Embrapa será a nossa bússola”, disse ela. 


Atuação da Embrapa na melhoria da qualidade do leite em Rondônia Rondônia é o maior produtor de leite da região Norte e o sétimo maior do Brasil, com uma produção de 1,1 bilhão de litros (IBGE, 2019). Indústrias lácteas com serviço de inspeção Federal (SIF) são responsáveis pelo processamento de 94,8% do leite industrializado de Rondônia (IBGE, 2019). De acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIGSIF/2019), 37 indústrias lácteas SIF estão instaladas no estado, contribuindo para a modernização do setor.  A Embrapa Rondônia vem atuando em parceria com indústrias lácteas com SIF desde 2015, por meio de projetos de pesquisa coordenados pela pesquisadora Juliana Dias. Dentro dessas ações, são realizados estudos epidemiológicos que buscam o direcionamento das estratégias baseadas na análise de dados de resultados dos indicadores de qualidade do leite e a realização de ações de transferência de tecnologia por meio de oficinas e palestras para técnicos e produtores localizados em áreas prioritárias. 


Renata Silva (MTb 12361/MG) Embrapa Rondônia

11 visualizações0 comentário
bottom of page