top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

PESQUISADOR RONDONIENSE É FINALISTA NA PREMIAÇÃO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDIÇÃO 2023


O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) publicou a lista dos(as) candidatos(as) finalistas da Etapa Nacional da 2ª edição do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”.

O Prêmio é uma iniciativa do CONFAP, com patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e premia pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. O Prêmio também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CT&I e a sociedade brasileira.


Rondônia está entre os finalistas da premiação nacional, representada pelo pesquisador Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer, que tem o apoio institucional da FAPERO e está entre os contemplados no prêmio CONFAP na categoria inovação no setor público.O pesquisador é amparado em torno de 80% pela FAPERO na realização de suas pesquisas.


O pesquisador agradeceu o Governo de Rondônia pelo incentivo e apoio na realização de suas pesquisas através do fomento da Fundação de Amparo (FAPERO).


Em 21 de novembro de 2022 ocorreu a premiação FAPERO "Dr. Wilson Veneziano", onde o pesquisador Dr. Francisco Machado Pfeifer foi premiado na categoria Pesquisador Inovador. Em janeiro de 2023 a CONFAP, que representa todas as Fundações de Amparo à Pesquisa e à Ciência do Brasil, elegeu os pesquisadores finalistas à premiação nacional que ocorrerá em 23 de março na cidade de São Paulo. O pesquisador Luiz Francisco Machado Pfeifer representará a FAPERO no evento e consequentemente o estado de Rondônia.


O Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer atua na Embrapa-RO. É médico veterinário, Doutor em Melhoramento e Reprodução Animal; Pós-Doc pela (University of Saskatchewan, Canadá) e na UFPel/RS (Faculdade de Veterinária). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq, Amazonpec. É docente em 3 Programas de Pós-graduação: 1. Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), 2. Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA, UNIR/RO), e 3. Sanidade e Produção Animal (PPGPA, UFAC/AC). Atua nas linhas de pesquisa: Saúde uterina e eventos da ovulação que afetam a fertilidade de bovinos e desenvolvimento de ferramentas e ativos de inovação que visam melhorar a fertilidade de vacas de leite e corte.


No canal da FAPERO no Youtube a mensagem na íntegra de agradecimento do pesquisador Luiz Francisco Machado Pfeifer:


Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fapero - Governo de Rondônia.


3 visualizações0 comentário
bottom of page