top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Produtores do café Robusta Amazônico garantem exposição na Semana Internacional do Café




A Semana Internacional do Café (SIC) está chegando. De 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG), acontecerá uma das maiores feiras do mundo, um grande encontro de profissionais em café. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) já está com a participação garantida.


A SIC nasceu em 2013 em Belo Horizonte para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café. A feira de negócios uniu, na capital mineira, as principais forças da agroindústria do café para formar um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro, que oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas.


Em 2019 a Semana Internacional do Café se consagrou como um dos cinco maiores eventos de café do mundo. Na última edição, em 2021, a feira contou com a participação de 16 mil visitantes/acessos e cerca de 25 países.


A programação da feira será dividida entre quatro eixos principais: comercialização, agronegócio, cafeteria e consumo. Umas das pautas do eixo consumo será sobre as Matas de Rondônia, aromas e sabores dos cafés Robustas Amazônicos e cafeteria modelo.


“Avaliamos com uma estratégia muito assertiva a promoção dos cafés especiais de Rondônia e mais especificamente da IG Matas de Rondônia neste importante evento. Nossos produtores, além de sempre alcançarem grandes resultados no concurso de qualidade, otimizam as articulações que geram negócios. Daí a importância do Sebrae e grandes parceiros estarem unidos no mesmo propósito”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida.


A Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), com o apoio do Sebrae em Rondônia, recebeu no ano de 2021 o registro do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), conferindo o selo de Indicação Geográfica com base na denominação de origem. A Indicação Geográfica (IG) é um método utilizado em diversos países do mundo para proteger a propriedade intelectual, de produtos ou serviços, do uso de terceiros. Como resultado, comunica-se ao mundo que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência.


As 15 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (dez amostras de arábica, cinco de canéfora) e serão degustadas pelo público. A revelação e a premiação dos cafés mais pontuados e votados acontecerão durante a SIC em cerimônia de premiação, no último dia do evento. A feira conta com exposição de cafés de todas as regiões do Brasil, e este ano os produtores de Rondônia novamente marcarão presença na Semana Internacional do Café.


Na última edição, Rondônia garantiu o segundo e terceiro lugares da categoria canéfora com o café Don Bento, dos produtores Deigson Mendes Bento e Dione Mendes Bento, da cidade de Cacoal. Na edição de 2022, o Sebrae em Rondônia estará com uma cafeteria onde serão preparadas bebidas exclusivas elaboradas pela barista Helga Andrade utilizando o café Robusta Amazônico. No estande também teremos espaços específicos para que os cafeicultores possam expor seus produtos.


Assessoria


7 visualizações0 comentário
bottom of page