top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

Produção de soja em RO deverá alcançar 1,68 milhão de toneladas



Embora tardia em algumas regiões, a semeadura da soja ocorreu em condições favoráveis em Rondônia, com chuvas regulares e precipitação na janela propícia, favorecendo o desenvolvimento da cultura. A produção da oleaginosa está estimada em 1,68 milhão de toneladas, mantendo praticamente a mesma marca da safra anterior. As informações são do 5º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


O bom desempenho impulsiona a produção total de grãos no estado, projetada em 3,29 milhões de toneladas (aumento de 5,7%). Já a área destinada pelos agricultores para o plantio das culturas em Rondônia deverá ser de 828,4 mil hectares (aumento de 4,8%).

A colheita dos produtos de primeira safra já foi iniciada em meados de janeiro pela oleaginosa, principalmente nas regiões de Porto Velho e Cujubim, alcançando bons rendimentos, com a produtividade média desta safra devendo ficar em 3.396 kg/ha. Já a área cultivada em Rondônia de soja está estimada em 497,1 mil hectares na safra 2022/23, montante que equivale a 1,1% de aumento em relação ao ciclo anterior.


Outras culturas


O aumento da área cultivada de algodão em relação à safra anterior possibilitou uma elevação na expectativa de produção da fibra em Rondônia. As chuvas constantes e distribuídas favorecem o início da semeadura. O estado deverá produzir 35,5 mil toneladas de algodão em caroço neste ciclo, um aumento de 12,3% em relação à safra 2021/2022. Já o arroz deverá registrar uma colheita de 105,4 mil toneladas, mantendo praticamente a mesma marca da safra anterior.


No caso do milho, as condições climáticas estão favoráveis e o veranico de novembro não deverá comprometer a produtividade para as lavouras de primeira safra. O nível tecnológico entre baixo e médio observado no estado é um fator limitante para a expansão da cultura nesse primeiro período. Rondônia deverá produzir 1,48 milhão de toneladas somando as duas safras do cereal, sendo apenas 47,8 mil toneladas na primeira.


Assessoria

2 visualizações0 comentário
bottom of page