top of page
  • Foto do escritorGuaporé News

São Francisco do Guaporé: Autoridades alerta população de que queimada é crime ambiental


A prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha recebeu no gabinete na manhã de segunda-feira, 22, a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam, a reunião teve como objetivo firmar parceria do município e estado para realizar ações de prevenção de combate ao desmatamento e queimadas, bem como ações de orientação e educação ambiental no município.


“O apoio da Sedam objetiva reforçar ações preventivas nesse período de estiagem, juntamente com a pandemia. Pedimos que os moradores colaborem conosco e não façam queimadas em nosso município”, disse Lebrinha.


O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marcio Santos, destaca a importância da parceria com a Sedam. “Iniciamos essa parceria e no ultimo sábado, 20, realizamos uma ação juntamente com a equipe da Sedam, onde foi realizado pit stops com orientações preventivas e instalação de placas da campanha em alguns pontos na zona urbana e rural”. O secretário ainda faz alerta, de que o tempo seco, a falta de chuva e a baixa umidade do ar, aumentam a quantidade de material combustível, como folhas e galhos secos. É necessário prevenir os focos de incêndios, que podem ser feitos voluntariamente ou involuntariamente.


As placas foram instaladas conscientizando a população sobre os riscos da fumaça das queimadas, neste momento de pandemia. “As queimadas culturalmente já levam grande parte da nossa população aos postos de saúde por problemas respiratórios e o novo coronavírus COVID-19 também, para que os dois não se encontrem e agravem os problemas de saúde da população, a equipe de fiscalização ambiental e prevenção percorrem o município para orientar a população sobre os riscos e informando que quem realizar queimadas será penalizado em lei,” enfatizou o Coordenador da Educação Ambiental da Sedam, Fábio França.



Como denunciar


A prática da queimada é considerada um crime ambiental conforme lei 9.605/98. Para os infratores, vale o alerta de que poderão ser penalizados com multa.

A denúncia de queimadas no município pode ser efetuada por todo e qualquer cidadão, via telefone. Para realizar denúncias, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria Ambiental por meio do 0800 647 1150 ou Corpo de Bombeiros Militar 193.


Assessoria PMSFG

18 visualizações0 comentário
bottom of page